sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PROPORÇÃO ENTRE TECIDO E RETÍCULA

Estou começando hoje uma nova maneira de interagir com o público que tem acompanhado o nosso blog.
Agora sua pergunta poderá ser o tema da nossa postagem. Participe! Mande suas sugestões e perguntas pelo e-mail: doutorsilk@gmail.com.
Ao longo desses 2 anos já foram mais de 70 mil acessos, por mês temos uma média de 4 mil acessos.
São mais de 200 e-mails para responder por mês. Na medida do possível procuramos responder com maior celeridade possível.




----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde Dr. Silk!


Me chamo XXXXXXX sou de fortaleza - CE.
Gostaria de saber se existe 1 tabela com as lineaturas adequadas para cada tipo de nylon para fazermos reticulas?.

Exemplo: se utilizo nylon 77 fios, devo utilizar um valor de lineatura, porém se uso nylon 120 fios a lineatura sera diferente do 77 que sera diferente do nylon 90 e assim por diante.

Obrigado pela atenção!!!!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu amigo de Fortaleza, Brasil.

Sua dúvida certamente é a  de muitos serígrafos no mundo todo.
Como escolher a lineatura ideal da imagem reticulada de acordo com a numeração do tecido que vou usar para preparar a matriz serigráfica?

Se você  já sabe  a lineatura (numeração) do seu tecido é só dividir pelo fator escolhido. Particularmente eu adoto o fator 3:1, ou seja, divido a lineatura do tecido pelo  fator 3. Vamos exemplificar para um melhor entendimento. Se eu tenho um tecido 120 fios/cm, e escolho fator 3, a lineatura da imagem reticulada ideal vai ser 40 pontos por centímetro (LPC), ou seja, 40 LPC (120/3 = 40).

Abaixo estou colocando uma tabela de proporções entre tecido x lineatura do filme (retícula).





4 comentários:

  1. Bom dia Dr Silk!!!

    Sei que este post não é sobre tintas, porém resolvi fazer uma pergunta nele mesmo.
    Estou começando no ramo de tintas serigráficas, e gostaria de saber do Sr, como seria uma formulação base para um Clear base água para ser aplicado em papel e transferido (prenssa) para o tecido??

    Você poderia me ajudar?


    Obrigadooo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dr. Silk, era isso msm que eu queria saber, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. O que seria esse fator e como escolher o mais adequado?

    ResponderExcluir
  4. Quantidade de fios de tecido para sustentar cada ponto de retícula. De acordo com a lineatura de reticula escolhida desde que seja LPC multiplique por 5 que vai te dar um fator referente aos pontos maiores e com isso os pontos menores terão pelo menos 2 fios em diante pra se fixarem. Quanto maior o fator melhor, menos perdas de detalhes.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!