sábado, 11 de agosto de 2012

COMO FABRICAR SUA PRÓPRIA EMULSÃO FOTOGRÁFICA


Iniciamos com esta postagem a série “desvendando os segredos da serigrafia”. Nesta série Dr. Silk irá derrubar certos tabus que envolvem a serigrafia, ele prometeu aos seus seguidores que vai revelar os segredos “ocultos” que envolvem esta arte de impressão chamada serigrafia.

COMO FABRICAR SUA PRÓPRIA EMULSÃO FOTOGRÁFICA HIDROFOTO

Antes de ensinar você a fabricar sua emulsão permita-me tecer alguns comentários e informações relevantes sobre as emulsões fotográficas utilizadas para gravar telas serigráficas.


Existem 3 tipos de emulsões fotográficas no mercado: 

1ª) Hidrofoto – emulsão para gravação de telas que utilizam tinta a base de água, plastisol e tintas a base de solventes sintéticas;
2ª) Plastifoto – emulsão para gravação de telas que utilizam tinta a base de solvente e plastisol; 
3ª) Co-solvente – emulsões modernas para gravação de telas que utilizam qualquer tipo de tinta.

Nesta postagem estaremos ensinando você a fabricar sua própria emulsão fotográfica hidrofoto. Esta emulsão basicamente é composta por adesivo de PVA (cola branca) em dispersão aquosa, pigmentada com cor para dar contraste na área de grafismo (imagem).

O poliacetato de vinila é um polímero sintético mais conhecido pela sigla PVA, que vem do inglês  polyvinyl acetate. Sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar.



Esse polímero foi descoberto em 1912 pelo Dr. Fritz Klatte, na Alemanha.
 
Ele é um polímero de adição obtido pela reação de polimerização do acetato de vinila ou acetato de etila.

Agora que você conhece o adesivo PVA, vamos descrever a receita para você preparar sua emulsão fotográfica. Lembrando a você que financeiramente só é válido se você comprar o adesivo PVA em quantidades acima de 5 litros. 

Quantidades pequenas como 1 litro não compensa financeiramente, melhor comprar a emulsão fotográfica pronta de algum fabricante de produtos serigráficos.

Observação: não esqueça, toda emulsão fotográfica necessita de um sensibilizante para se tornar sensível a luz branca e desta forma endurecer durante o processo de gravação. A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. O sensibilizante mais fácil de trabalhar e de comprar no Brasil é o bicromato de amônia, vendido em lojas de materiais de silk screen. Mas cuidado, este sensibilizante não é biodegradável e não deve ser manipulado sem proteção individual (luvas, máscara, óculos). Depois de adicionado a emulsão deve ser usado no máximo em 4 dias. Depois de aplicado na tela e seca, deve ser gravada em até 4 horas.

Ingredientes:

·        Cola de PVA de qualidade, no Brasil indico a cola Cascorez Extra da Cascola, vendida em quantidades de 500g, 1Kg, 5Kg, 10Kg, 20Kg e 50Kg;
·        Pigmento líquido concentrado a base de água, no Brasil indico corantes da Suvinil. No entanto, você pode utilizar qualquer outro pigmento líquido à base de água.



MODO DE PREPARAR: adicione pequena quantidade de pigmento no adesivo de PVA para conferir cor ao composto. Lembrando que esses pigmentos são altamente concentrados e conferem cor com pequena adição. Misture bem até obter uma solução homogenia e concentrada. Para o preparo de grandes quantidades utilize uma batedeira industrial para realizar a mistura. Essas emulsões podem durar 36 meses.

Quanto as cores que podemos utilizar para pigmentar a emulsão, relaciono abaixo algumas que os fabricantes utilizam no Brasil. Infelizmente ainda não existe uma norma que regule o seu uso, ocasionando algumas confusões entre os serigrafos na hora de identificar pela cor as telas prontas (confeccionadas).

IDENTIFICAÇÃO DAS EMULSÕES POR COR (PADRÃO BRASIL): 

·        Emulsões hidrofotos: verde, amarela, laranja e rosa;
·        Emulsões plastifotos: azul, violeta e roxa;
·        Emulsões co-solventes: cinza e roxa.


Boa sorte e felicidades.
Dr. Silk






90 comentários:

  1. Dr. Silk, desculpe a ignorância, mas não compreendi como funciona essa emulsão.

    O que eu sei, é que a emulsão é um composto que ao ser exposto à luz, endurece. Essa emulsão que você divulga é simplesmente cola + corante.

    Até aonde eu sei, essas colas secam por contato com o ar, e não com luz, estou correto? Então sinto que não entendi bem como essa receita poderia funcionar como silkscreen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo a formula funciona sim. Você terá que adicionar o sensibilizante e mais nada.

      Excluir
    2. o que o doutor disse tá correto vc só não observou um pequeno detalhe, o sensibilizante. vc coloca sensibilizante para revelar a tela tai o segredo que vc não entendeu.

      Excluir
    3. o sensibilizante é que vai fazer a ação junto com a cola

      Excluir
    4. O que faz acontecer o endurecimento é o sensibilizante. :]

      Excluir
    5. Amigo, na verdade a emulsão serve somente para "entupir" o tecido e não deixar vazar a tinta. A emulsão por si só não reage a luz, por isso é necessário do sensibilizante. O sensibilizante irá fazer endurecer a emulsão onde será exposto pela luz, e onde houver traços escuros do fotolito, a luz não bate e não irá reagir, deixando portanto livre para lavar e ficar o desenho vazado na tela.

      Excluir
    6. Olá Anônimo! É exatamente como vc disse e como o Dr. Silk explicou detalhadamente! Vamos juntar as frases: o "composto que ao ser exposto à luz, endurece." é "...esta emulsão basicamente composta por adesivo de PVA (cola branca) em dispersão aquosa, pigmentada com cor para dar contraste na área de grafismo (imagem). A cola é a emulsão! Mesmo as emulsões comerciais vendidas em lojas são adesivos PVA! Ao ser misturada ao sensibilizante a cola altera suas propriedades químicas e reage quimicamente aos raios de luz (catalização) Já fiz muita tela com cola branca (sem pigmento), que fica amarelada após catalisar. A qualidade final do processo depende do nylon utilizado e da uniformidade da camada distribuída sobre a tela. O pigmento é uma forma de diferenciar as diferentes qualidades de tela.

      Excluir
    7. Sim ela seca ,Porém quem vai fazer o processo de endurecimento é o sensibilizante. que reage com a luz ultra-violeta

      Excluir
    8. Você vai precisar adicionar o sensibilizante fotossensível a emulsão depois de pronta.. 1 parte de sensibilizante para 9 partes de emulsão.. é o sensibilizante que deixa a emulsão sensível a luz branca.. lembrando que depois de aplicada a tela a mistura deve secar para daí então ser posicionado o fotolito e ir para a mesa de gravação..

      Excluir
    9. acho q ai q entra o sensibilizante.....acho

      Excluir
    10. Oque dá a reação é o sensibilizante amigo. A proporção entre essa emulsão e o sensibilizante é a mesma da emulsão comprada. Boa sorte!!

      Excluir
    11. A reação se dá através do sensibilizante amigo. A mistura colocada na tela é emulsão + sensibilizante, ele passou a receita da emulsão..vc pode fazer a emulsão e comprar o sensibilizante separado para sua mistura..vai funcionar igual a emulsão comprada sem problemas..sucesso!!

      Excluir
    12. Eu entendi, o piguimento é apenas para dar cor na emulsão, na hora de aplicar na tela é acrescentado o outro produto o sensibilizante 10%

      Excluir
    13. Amigo, o que está sendo explicado é como preparar a emulsão. A emulsão por sí só não seca ao ser exposta a luz sendo necessário a adição de 10 por cento de sensibilizante. Após feita a mistura com sensibilizante a emulsão ficará sensivel a luz UV e secará se exposta. Espero ter ajudado.

      Excluir
    14. Cola PVA + corante+ sensibilizante

      Excluir
    15. Em vermelho fala pra adicionar sensibiizante, está logo acima desta forma
      "Observação: não esqueça, toda emulsão fotográfica necessita de um sensibilizante para se tornar sensível a luz branca e desta forma endurecer durante o processo de gravação. A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. O sensibilizante mais fácil de trabalhar e de comprar no Brasil é o bicromato de amônia, vendido em lojas de materiais de silk screen. Mas cuidado, este sensibilizante não é biodegradável e não deve ser manipulado sem proteção individual (luvas, máscara, óculos). Depois de adicionado a emulsão deve ser usado no máximo em 4 dias. Depois de aplicado na tela e seca, deve ser gravada em até 4 horas"

      Excluir
    16. A emulsão precisa de um foto ensibilzante que pode ser bicromato de amonio (e o mais fácil de achar no Brasil mas por favor não use ele porque realmente vc pode ficar com câncer usando ele menos de um mes) ou dias o que é um pouco mais caro porém não e prejudicial pra saúde nem meio ambiente e tem melhor qualidade, só precisa de uma lâmpada rica em uv. 7 anos depois tal vês nem funcione pra você mas terá alguém que aproveite. contato Jkprints.br@gmail.com

      Excluir
    17. Observação: não esqueça, toda emulsão fotográfica necessita de um sensibilizante para se tornar sensível a luz branca e desta forma endurecer durante o processo de gravação. A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. O sensibilizante mais fácil de trabalhar e de comprar no Brasil é o bicromato de amônia, vendido em lojas de materiais de silk screen. Mas cuidado, este sensibilizante não é biodegradável e não deve ser manipulado sem proteção individual (luvas, máscara, óculos). Depois de adicionado a emulsão deve ser usado no máximo em 4 dias. Depois de aplicado na tela e seca, deve ser gravada em até 4 horas.

      Excluir
    18. CARA FAZ UM TESTE AO INVEZ DE FICAR DESAFIANDO QUEM É VETERANO NO MERCADO SERIGRAFICO.

      Excluir
    19. A emulsão só endurece com adição de sensibilizador (bicromato de amônia ou diazo) e posteriormente exposto a luz. Esses sensibilizantes são comercializados em lojas de revenda de material de silk screen. Você tem que adicionar 10% de sensibilizante na emulsão.

      Excluir
  2. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver a mesa de gravação o tempo máximo é 10 MINUTOS, mas se vc expor ao sol no máximo 10 SEGUNDOS. Ai para gravação em tela.

      Excluir
    2. depende do tipo e potencia da sua lâmpada.

      Excluir
  3. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver a mesa de gravação o tempo máximo é 10 MINUTOS, mas se vc expor ao sol no máximo 10 SEGUNDOS. Ai para gravação em tela.

      Excluir
    2. Você deve fazer seu próprio teste de tempo de gravação. Pois existem muitos fatores que influenciam como: tipo de tecido, emulsão, sensibilizante, tipo de lâmpada etc. Existe uma postagem minha explicando sobre tempo de gravação no Blog.

      Excluir
  4. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver a mesa de gravação o tempo máximo é 10 MINUTOS, mas se vc expor ao sol no máximo 10 SEGUNDOS. Ai para gravação em tela.

      Excluir
    2. Você deve fazer seu próprio teste de tempo de gravação. Pois existem muitos fatores que influenciam como: tipo de tecido, emulsão, sensibilizante, tipo de lâmpada etc. Existe uma postagem minha explicando sobre tempo de gravação no Blog.

      Excluir
  5. ao revelar com co-solvetes a remoção da emulsão é com aguá ou solvente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emulsão co-solvente resiste a tintas a base de água e solvente. A revelação é feita normalmente com água.

      Excluir
  6. Como se sabe a base de solvente ou a base d'agua?

    ResponderExcluir
  7. como se sabe a base d'agua e solvente?

    ResponderExcluir
  8. Sr silk, obrigado pela dica, foi de grande valor, fiz a experiência, comprei o material que você indicou e o custo de tudo ficou por R$17,00, e resultado foi o melhor que eu esperava.
    Cola: R$12,00
    Pigmento: R$2,00
    Sensibilizador: R$5,00

    Dica pra quem quer silkar:

    Usem VUAL o mesmo que é usado para fazer cortina, o resultado é ótimo e o custo é baixo, compro o metro por R$10,00, pra quem não quer gastar dinheiro é uma ótima opção.

    ResponderExcluir
  9. Como eu faço para usar a emulsão plastifotos: azul, violeta e roxa; que é a base de álcool. Digo para aplicação no circuito impresso.AGUARDO; OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Durval essa da cola é a base de água pro circuito impresso deve ter emusão pra solvente OK

      Excluir
    2. Geralmente utilizamos essa emulsão para gravar as telas serigráficas para impressão sobre circuito impresso, se você deseja imprimir a imagem do circuito impresso para posterior corrosão você deve trabalhar com tecidos de lineaturas entre 100 e 150 fios/cm. Agora se você deseja aplicar uma máscara de verniz de proteção, você pode usar tecidos entre 77 a 120 fios/cm.

      Excluir
  10. posso usar sensibilizante diázo. uso luz ultra violeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensibilizante a base de diazo só revela com luz ultra violeta.

      Excluir
  11. ola pessoal, ele esqueceu de um componente chamado diazo que tem que ser adicionado para q possa queimar na luz. o diazo é adicionado 4 gramas por kg.

    ResponderExcluir
  12. amigos essa emulsão tem que ser misturada com sensibilizante !!! na proporção de 1 parte de sensibilzante pra dez de emulsão, espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  13. amigos esta emulsão tem que ser misturada a sensibilzante para revelar telas!!! na proporção de 1 parte de sensilbilizante pra dez de emulsão, espero ter ajudado,...

    ResponderExcluir
  14. Amigo ... no caso ele explicou como se faz a emulsão ... no caso eu so uso a cola tenaz q ele explica essa em cima, voce vai secar ela na tela usando secador de cabelo, para gravar a tela usando a luz faltou adicionar o sensibilizante, dae sim .. voce vai adicionar a luz, a quantidade de tempo vai depender da lampada q voce usa, e a distancia que ficará da tela ... geralmente entre 3 e 8 minutos ... seria meio que tentativa e erro, eu uso esse metodo para gravar placas de circuito impresso, mas é basicamente a mesma coisa.
    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  15. Antonio. A emulsão feito a base de cola funciona da mesma forma da emulsão convencional. De nada ele servirá sem o sensibilizante. O processo de aplicação na tela se da da mesma forma com a secagem e posterior exposição a luz e revelação com jato d'agua.

    ResponderExcluir
  16. a onde eu compro a emulsão e o sensibilizante

    ResponderExcluir
  17. a onde eu compro a emulsão e o sensibilizante

    ResponderExcluir
  18. qual o numero do naylo melhor para se trabalhar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha do tecido depende da tinta que você vai utilizar, material que você vai imprimir, bem como, das características do desenho.

      Excluir
  19. amigos como faço pra comprar essa tinta sou de sao paulo

    ResponderExcluir
  20. obrigado pela dica Dr. kkk
    somente cola e corante pra identificar kkk quem diria e depoios mistura o sensibilizante na proporção9x1

    ResponderExcluir
  21. Vlw pela dica Dr.
    quem imaginava q era so cola e corante
    kkk

    ResponderExcluir
  22. boa tarde, fiz varios testes de tempo de revelaçao em minha mesa, usei cola pva (cascola) e usei o pigmento azul (sulvinil) porem com tempo de teste de 1 em 1 minuto atingi o pico de 10 minutos e a imagem nao abriu, sabe me dizer o pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as emulsões plastifotos tem cores azuladas, desta forma, recomendo que não use essa cor para colorir as emulsões hidrofotos, isto pode confundir você na hora de usar as telas gravadas. Quando a imagem não revela pode ter dois motivos ou a proporção de sensilizante na emulsão não foi adequada ou o tempo de exposição na luz foi excessivo.

      Excluir
  23. boa tarde, fiz varios testes de tempo de revelaçao em minha mesa, usei cola pva (cascola) e usei o pigmento azul (sulvinil) porem com tempo de teste de 1 em 1 minuto atingi o pico de 10 minutos e a imagem nao abriu, sabe me dizer o pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a imagem não revela é porque houve sobre-exposição de luz na gravação, ou seja, o tempo foi maior que o necessário. Você precisa achar o tempo ideal para gravar. Ao contrário quando a emulsão não endurece o tempo foi menor, neste caso precisa aumentar o tempo de gravação.

      Excluir
  24. Dr silk muito boa sua ideia parabéns já procurei varias fórmulas e a sua resolveu meu problema trabalho em uma confecção grande e pra economizar venho trabalhando com cola e usando sensibilizamte comprado irei fazer um teste com sua fórmula e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que essa postagem lhe ajudou, este é o meu objetivo, compartilhar minha experiência com vocês.

      Excluir
  25. eu nao uso mais luz para queimar a tela desde que as letras tenha 3 centimetros a cima eu recorto o adesivo na ploter colo na tela ai passo a emulsao depois de passar pego um estilete e vou tirando as letras ...... moleza adeus laboratorio e messa de revelacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se você não der exposição de luz a emulsão vai sair quando você lavar essa tela com água. A luz tem por objetivo endurecer a camada de emulsão, tornando-a resistente a água (hidrofoto) ou a solvente (plastifoto).

      Excluir
  26. Muito boa a sua explicação de como fazer a emulsão para usar em tecido.






    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE ESTOU A PROCURA DE FAZER A EMULSÃO RESISTENTE A SOLVENTE ESSA EMULSÃO E RESISTENTE A ÁGUA E A SOLVENTE COMO FAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas emulsões são complexas, envolvem produtos químicos de difícil aquisição no varejo.

      Excluir
  28. vcs precisam adicionar sensibilizante, e outra, há relatos que a cola é difícil de remover da tela depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As emulsões hidrofotos são dificeis de remoção. Quanto maior o tempo de armazenamento, maior a dificuldade de recuperação das telas.

      Excluir
  29. preparando essa emulçao dá para preparar com o diazo

    ResponderExcluir
  30. o sensibilizante bicromato de amônia, faz mal a saúde e ao ambiente, nos EUA é proibido seu uso! Existe algum outro sensibilizante não nocivo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o sensibilizante Diazo. Ele vem em pó, você deve adicionar água na proporção indicada no frasco e mexer bem.

      Excluir
  31. Obrigado pelas valiosas dicas, porem tenho mais uma duvida. como posso fazer emulsão plastifotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse emulsão envolve produtos químicos mais complexos e que não são comercializados facilmente.

      Excluir
  32. tantas perguntas e nem uma resposta

    ResponderExcluir
  33. BOM DIA, EU VI HOJE ESTA POSTAGEM NESTE BLOG DO ''DR. SILK'', E QUERO DIZER QUE EU JÁ FIZ MUITA EMULSÃO A UNS 15 ANOS ATRÁS DA MANEIRA QUE ELE MOSTROU AQUI NO BLOG E DAVA MUITO CERTO, MAS A ALGUNS QUE A COLA CASCOREZ MUDOU A FORMULA DA SUA COLA, E COM ISSO FICOU QUASE IMPOSSÍVEL DESGRAVAR A MATRIZ, E PERDI TELAS POR CAUSA DISTO MESMO USANDO PRODUTOS QUÍMICOS ESPECÍFICOS A EMULSÃO NÃO SOLTA, E DAI FICOU INVIAVEL USAR ESTAS EMULSÕES, CHEGUEI ATÉ LIGAR NA FÁBRICA QUANDO COMECEI FALEI COM UM TÉCNICO SOBRE ISSO E ELE NÃO QUIS CONFIRMAR QUE SUA COLA DAVA PARA USAR COMO EMULSÃO, MAS ELE DISSE, ''FAÇA O TESTE'', O QUE ME FEZ ENTENDER QUE SIM, DA CERTO. MAS COMO EU DISSE HOJE NÃO FAÇO MAIS DEVIDO A DIFICULDADE PARA DESGRAVAR, ELA GRAVA MUITO BEM, POREM NÃO SOLTA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade todas as emulsões hidrofotos são difíceis de recuperar e quanto maior o tempo guardado mais difícil vai ficando a remoção. Desta forma a dica é que se você não vai mais utilizar esta tela que recupere o quanto antes após o término do trabalho. Assim diminui a dificuldade de recuperação.

      Excluir
  34. Boa tarde. Assim como a hidrofoto, seria possível também fazermos a Plastifoto, existe uma receita !? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta emulsão é complexa e exige produtos químicos difíceis de aquisição no varejo.

      Excluir
  35. Respostas
    1. Dá uma olhadinha no Blog da Gênesis Tintas. Eles tem muitas dicas sobre o uso do plastisol.

      Excluir
  36. Posso utilizar o sensibilizante de diazo no lugar do bicromato, nessa emulsão de cola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas você precisa ter uma fonte de luz ultra violeta.

      Excluir
  37. Nessa emulsão de cola, eu posso utilizar sensibilizante de diazo no lugar do bicromato?

    ResponderExcluir
  38. Posso utilizar sensibiizante de diazo no lugar do bicromato nessa emulsão de cola?

    ResponderExcluir
  39. Eu só uso cola pva nas minhas telas mais de 40 anos

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!