sábado, 11 de agosto de 2012

COMO FABRICAR SUA PRÓPRIA EMULSÃO FOTOGRÁFICA


Iniciamos com esta postagem a série “desvendando os segredos da serigrafia”. Nesta série Dr. Silk irá derrubar certos tabus que envolvem a serigrafia, ele prometeu aos seus seguidores que vai revelar os segredos “ocultos” que envolvem esta arte de impressão chamada serigrafia.

COMO FABRICAR SUA PRÓPRIA EMULSÃO FOTOGRÁFICA HIDROFOTO

Antes de ensinar você a fabricar sua emulsão permita-me tecer alguns comentários e informações relevantes sobre as emulsões fotográficas utilizadas para gravar telas serigráficas.


Existem 3 tipos de emulsões fotográficas no mercado: 

1ª) Hidrofoto – emulsão para gravação de telas que utilizam tinta a base de água, plastisol e tintas a base de solventes sintéticas;
2ª) Plastifoto – emulsão para gravação de telas que utilizam tinta a base de solvente e plastisol; 
3ª) Co-solvente – emulsões modernas para gravação de telas que utilizam qualquer tipo de tinta.

Nesta postagem estaremos ensinando você a fabricar sua própria emulsão fotográfica hidrofoto. Esta emulsão basicamente é composta por adesivo de PVA (cola branca) em dispersão aquosa, pigmentada com cor para dar contraste na área de grafismo (imagem).

O poliacetato de vinila é um polímero sintético mais conhecido pela sigla PVA, que vem do inglês  polyvinyl acetate. Sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar.



Esse polímero foi descoberto em 1912 pelo Dr. Fritz Klatte, na Alemanha.
 
Ele é um polímero de adição obtido pela reação de polimerização do acetato de vinila ou acetato de etila.

Agora que você conhece o adesivo PVA, vamos descrever a receita para você preparar sua emulsão fotográfica. Lembrando a você que financeiramente só é válido se você comprar o adesivo PVA em quantidades acima de 5 litros. 

Quantidades pequenas como 1 litro não compensa financeiramente, melhor comprar a emulsão fotográfica pronta de algum fabricante de produtos serigráficos.

Observação: não esqueça, toda emulsão fotográfica necessita de um sensibilizante para se tornar sensível a luz branca e desta forma endurecer durante o processo de gravação. A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. O sensibilizante mais fácil de trabalhar e de comprar no Brasil é o bicromato de amônia, vendido em lojas de materiais de silk screen. Mas cuidado, este sensibilizante não é biodegradável e não deve ser manipulado sem proteção individual (luvas, máscara, óculos). Depois de adicionado a emulsão deve ser usado no máximo em 4 dias. Depois de aplicado na tela e seca, deve ser gravada em até 4 horas.

Ingredientes:

·        Cola de PVA de qualidade, no Brasil indico a cola Cascorez Extra da Cascola, vendida em quantidades de 500g, 1Kg, 5Kg, 10Kg, 20Kg e 50Kg;
·        Pigmento líquido concentrado a base de água, no Brasil indico corantes da Suvinil. No entanto, você pode utilizar qualquer outro pigmento líquido à base de água.



MODO DE PREPARAR: adicione pequena quantidade de pigmento no adesivo de PVA para conferir cor ao composto. Lembrando que esses pigmentos são altamente concentrados e conferem cor com pequena adição. Misture bem até obter uma solução homogenia e concentrada. Para o preparo de grandes quantidades utilize uma batedeira industrial para realizar a mistura. Essas emulsões podem durar 36 meses.

Quanto as cores que podemos utilizar para pigmentar a emulsão, relaciono abaixo algumas que os fabricantes utilizam no Brasil. Infelizmente ainda não existe uma norma que regule o seu uso, ocasionando algumas confusões entre os serigrafos na hora de identificar pela cor as telas prontas (confeccionadas).

IDENTIFICAÇÃO DAS EMULSÕES POR COR (PADRÃO BRASIL): 

·        Emulsões hidrofotos: verde, amarela, laranja e rosa;
·        Emulsões plastifotos: azul, violeta e roxa;
·        Emulsões co-solventes: cinza e roxa.


Boa sorte e felicidades.
Dr. Silk






6 comentários:

  1. Dr. Silk, desculpe a ignorância, mas não compreendi como funciona essa emulsão.

    O que eu sei, é que a emulsão é um composto que ao ser exposto à luz, endurece. Essa emulsão que você divulga é simplesmente cola + corante.

    Até aonde eu sei, essas colas secam por contato com o ar, e não com luz, estou correto? Então sinto que não entendi bem como essa receita poderia funcionar como silkscreen.

    ResponderExcluir
  2. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
  3. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
  4. quanto tempo leva na luz?

    ResponderExcluir
  5. Como eu faço para usar a emulsão plastifotos: azul, violeta e roxa; que é a base de álcool. Digo para aplicação no circuito impresso.AGUARDO; OBRIGADO

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!