domingo, 8 de julho de 2012

TINTAS A BASE DE PLASTISOL




Os produtos classificados como plastisol, são materiais compostos de resinas oléicas e de PVC, são empregados para decoração de tecidos e confecção de transfers para tecidos de algodão e sintéticos. Uma das vantagens dos sistemas que empregam este tipo de material é a sua alta produtividade, pois é uma tinta que não seca na matriz proporcionando, principalmente em sistemas de cromia, uma grande definição com excelente ganho de pontos. Esta tinta geralmente é utilizada por grandes fabricantes que empregam maquinas carrossel para a impressão e polimerizadeira ou estufas para cura, já que o material não polimeriza espontaneamente ao ar.

HISTÓRIA DAS TINTAS PLASTISOL

As tintas Plastisol surgiram no mercado americano há mais de vinte anos para suprir uma exigência específica do mercado: a produção das estampas criadas pela empresa Harley Davison. Tais estampas eram impossíveis de serem conseguidas com o uso das tintas existentes naquela época.

Essas criações tinham a necessidade de serem estampadas sobre camisetas pretas, com desenhos reticulados com altíssimo grau de definição. Isso exigiu uma tinta que tivesse grande capacidade de cobertura, secagem retardada no quadro e alta viscosidade. O resultado dessa busca foi o desenvolvimento da chamada tinta Plastisol. Ela obtém um resultado melhor do que as tintas à base de água, principalmente em quadricromias e reticulados de tom sobre tom.

Gradativamente as tintas Plastisol passaram a aumentar sua participação no mercado americano e sua grande afirmação deu-se quando começaram a surgir as primeiras máquinas automáticas para estamparia localizada. O encontro dessas duas tecnologias foi tão feliz, que hoje o mercado serigráfico americano é praticamente associado ao Plastisol.

No Brasil, as máquinas automáticas de estampar tipo carrossel começaram a ser empregadas há mais de 15 anos nas grandes empresas, já com utilização da tinta Plastisol. Hoje isso já é uma realidade nas pequenas e médias empresas e contamos com excelentes fabricantes de máquinas e tintas nacionais.

Um exemplo disso é a Gênesis, que vem produzindo e desenvolvendo a tinta Plastisol há mais de 10 anos e hoje é considerada uma das melhores existentes no mercado, com produtos de altíssima qualidade e lançamentos constantes de produtos e efeitos diferenciados.

Principais características do Plastisol:

- Intensidade das cores;
- Definições de imagens;
- Alta cobertura;
- Solidez;
- Produtividade;
- Não entope as matrizes;
- Efeitos diferenciados;

Cuidados especiais:

- Aplicação da tinta na alta viscosidade;
- Matriz alta tensionada ;
- Rodo de poliuretano de dureza alta (canto vivo);
- Alta pressão na impressão;
- Base para impressão plana e dura (sem vinil);
- Impressão com matriz fora de contato;
- Apenas uma impressão ou repique (com secage   superficial);
- Geleificação imediata após a impressão (com auxilio de calor);
- Temperatura e tempo de cura corretos, conforme indicação do fabricante (170º C de 3 à 4 min).

Qual a diferença entre as tintas a base de água e a base de plastisol?

São tintas totalmente distintas que não possuem muitas comparações. Desde as suas formulações até seus resultados finais, cada um a tem seu beneficio para a serigrafia têxtil. As tintas a base de plastisol são compostos basicamente por resinas especiais de Policloreto de Vinila e plastificantes de diversos tipos, oferecendo uma solidez de quase 100% de partes não voláteis, alto brilho, elasticidade e flexibilidade, não seca a o ar ambiente, possui alto poder de cobertura, impermeabilização e principalmente possibilita a criação de efeitos especiais e diferenciados com 3D (alto relevo). Já as tintas a base de água possuem um sólido baixo com uma média de 50% de partes não voláteis, resinas acrílicas, a maioria seca ao ar ambiente, oferece um toque mais seco e macio , possibilita ma ior respiração do tecido, além de oferecer diversos trabalhos diferenciados também.

Quais as vantagens da tinta plastisol?

O Plastisol tem diversas vantagens em relação às outras tintas:

- Alta elasticidade e flexibilidade;
- Alto índice no teor de sólidos;
- Não seca ao ar ambiente;
- Alta definição na imagem;
- Poder de cobertura;
- Brilho;
- Rendimento;
- Fácil manuseamento;
- Aspecto emborrachado;
- Proporciona trabalhos diferenciados;
- Ótimo custo/ benefício.

Preparo da tinta

As tintas de plastisol podem ser diluidas, neste caso você deve usar o amaciante de plastisol (5%). Cuidado para não diluir de mais a tinta, quando isso ocorre a tinta poderá migrar depois de impressa e/ou depois da secagem na estufa (170ºC por 3 min).

Limpeza da tela

Para limpeza  da tela e demais acessórios (rodo, espátula,etc) utilize aguarás ou querozene.

Pré-Secagem entre cores

Utilize um equipamento de flash cure (lâmpada infravermelha) para fazer uma pré-secagem.

24 comentários:

  1. Muito boa a explicação!Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa noite ,trabalho com sublimação e gostaria de ampliar para silk screen ,gostaria de começa 1º com tinta a base de água pois naum exige muito de equipamentos enfim.Gostaria de saber qual nylon para tela a base de agua ,qual tinta,qual emulsão,sensibilizante .Pois vi varios videos na internet explicando ,mas não o suficiente,pois gostaria da sua ajuda irei trabalhar com algodão,poly viscose ( tecido sublimático ) e helanca
    estive na loja para compra alguns materiais e o vendedor me indicou:Emulsão eco.screenfoto acqua,sensibilizante tecscreen,polyeste 62 HTX e as tintas hidrocryl mix.
    Desde ja agradeço as informações pois estou começando da estaca zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tecidos mais usados na preparação das telas são os 62 e 77 fios/cm. A escolha do tecido depende da imagem a ser impressa, linhas finas, retículas e desenhos detalhados recomendo usar o 77 fios/cm, impressões chapadas, sem detalhe pode usar os mais abertos como 62, 55, 44 etc. A emulsão deve ser resistente a tintas a base de água, se você vai usar uma fonte de luz comum será necessário usar o sensibilizante bicromato de amônia na proporção 9 emulsão x 1 sensibilizante. Aconselho você olhar nossa postagem sobre tecidos, emulsões fotográficas, gravação e tintas. Boa sorte.

      Excluir
  3. Qual o tempo de secagem do plastisol na estufa de gaveta ? e na Polimerizadeira ?

    ResponderExcluir
  4. so com o flash cure não da certo a secagem tem que ser com estufa ou pode ser com o flash cure também, tenho um de 3 lampadas

    ResponderExcluir
  5. Um problema que geralmente ocorre é quando se tem várias sequencias palstisol sobre plastisol acaba se formando um cascão sob a tela. Arrancando assim a estampa.Dando então muitas paradas para limpeza da tela.

    ResponderExcluir
  6. Um problema que geralmente ocorre é quando se tem várias sequencias palstisol sobre plastisol acaba se formando um cascão sob a tela. Arrancando assim a estampa.Dando então muitas paradas para limpeza da tela.

    ResponderExcluir
  7. Qual emulsão usar para a gravação da tela quando se usa a tinta plastisol?

    ResponderExcluir
  8. Olá dr. Silk, eu estou tentando ilkar com o plastisol, o senhor pode me ajudar em algumas dúvidas... A tela pode ser emulsionada com que base... Ja que tenho q limpar depois com solvente?, Vc explica que é só uma aplicação e superficial, não entedi bem, até msm pq tentei e não deu certo, are que ta ficando legal o trabalho mas tenho que dar quase 5 demãos. Eu sou leiga e estou começando do zero, agradeço a paciência e à ajuda. Até se você puder me indicar um artigo que mr ajude no passo a passo eu agradeço.
    Att.
    Lilian Pomim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga! Você pode utilizar qualquer tipo de emulsão, pois essa tinta utiliza aguaras para limpeza. Plastisol exige fora de contato da tela e mais demãos. Importante realizar uma pré secagem entre as demãos. Aconselho vc dar uma olhada nas dicas no Blog da Genesis Tintas.

      Excluir
  9. Bom dia, É verdade que as tintas plastisol são mais sensíveis as lavagens na máquina do que as tintas a base d'gua? Pintura em camisetas!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, É verdade que as tintas plastisol são mais sensíveis as lavagens na máquina do que as tintas a base d'gua? Pintura em camisetas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tintas de plastisol podem ficar quebradiças com o tempo, se a tinta não for de qualidade, mas o cuidado maior deve ser na hora de passar a roupa.

      Excluir
  11. Boa noite, estou tentando silkar plastisol gel na Lycra, já tentei de tudo e não consigo fazer com que a tinta fique na Lycra;
    Estou passando a tinta com a tela serigráfica em seguida passo a flash cure por aprox 7 segundo e em seguida levo a prensa com o papel alto brilho por 190° a 198° com 20 segundos. Deixo esfriar por mais ou menos 3 a 4min com o papel de alto brilho e em seguida tiro o papel, só que quando vou tirar o papel sinto que a tinta vem junto, não em todas e outro detalhe é que escrevo o dedo e a tinta sai.
    Se alguém puder me dar essa dica agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, estou tentando silkar plastisol gel na Lycra, já tentei de tudo e não consigo fazer com que a tinta fique na Lycra;
    Estou passando a tinta com a tela serigráfica em seguida passo a flash cure por aprox 7 segundo e em seguida levo a prensa com o papel alto brilho por 190° a 198° com 20 segundos. Deixo esfriar por mais ou menos 3 a 4min com o papel de alto brilho e em seguida tiro o papel, só que quando vou tirar o papel sinto que a tinta vem junto, não em todas e outro detalhe é que escrevo o dedo e a tinta sai.
    Se alguém puder me dar essa dica agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, estou tentando silkar plastisol gel na Lycra, já tentei de tudo e não consigo fazer com que a tinta fique na Lycra;
    Estou passando a tinta com a tela serigráfica em seguida passo a flash cure por aprox 7 segundo e em seguida levo a prensa com o papel alto brilho por 190° a 198° com 20 segundos. Deixo esfriar por mais ou menos 3 a 4min com o papel de alto brilho e em seguida tiro o papel, só que quando vou tirar o papel sinto que a tinta vem junto, não em todas e outro detalhe é que escrevo o dedo e a tinta sai.
    Se alguém puder me dar essa dica agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! aconselho vc entrar em contato com departamento técnico da Genesis Tintas para obter maiores informações, inclusive com indicação de tinta mais apropriada para lycra.

      Excluir
  14. Boa tarde, pode indicar que está trabalhando complastisol no Rio de Janeiro?
    Muito obrigado
    Edmundo Paulino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Infelizmente não tenho nenhuma indicação

      Excluir
  15. Por favor, como posso recuperar minha tinta plastisol que endureceu dentro da embalagem???
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou usando plastisol para silkar camisetas de algodão, dilui um pouco do branco e depois de umas 5 utilizações a tinta começou a transferir pro outro lado da tela, borrando os detalhes do desenho, o senhor saberia me dizer o que poderia estar causando isso, seria a textura da tinta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a qualidade da tinta ou mesmo excesso de diluição. Recomendo usar o diluente indicado pelo fabricante na proporção indicada.

      Excluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!