SERIGRAFIA E SIGN 2017

sexta-feira, 1 de junho de 2012

TEMPO DE EXPOSIÇÃO / EXPOSURE TIME

Tempo de exposição

 O tempo de exposição é muito importante, pois determina a qualidade da definição, o nível de resolução e a vida útil da matriz. Se houver sub-exposição (tempo insuficiente), o lado interno da camada fotográfica será dissolvido durante a revelação e a emulsão se soltará. No caso de super-exposição, haverá a perda dos detalhes finos (resolução da imagem) e a emulsão não se soltará por completo das áreas de grafismos.

O tempo de exposição correto é função da lineatura do tecido, diâmetro do fio, cor do tecido, tipo e espessura da camada fotográfica, potência e vida útil da fonte de luz, distância da fonte de luz à matriz, nível de secagem da emulsão e transparência e opacidade do positivo.

Para determinar o tempo ideal de exposição, utilizar um filme calculador de tempo de gravação, que poderá ser criado por você no computador, usando um programa de desenho vetorial (CorelDraw, Ilustrator, etc). Desenhe uma imagem com linhas positivas e negativas com espessuras variadas, coloque textos com tamanho de fontes diversos (6, 8 e 10 pontos). Use sua criatividade na hora de criar este filme, o importante é ter graus de dificuldades diversos para impressão. Este filme poderá ser impresso em fotolito ou lesarfilm, usando uma impressora a laser doméstica que tenha uma boa cobertura de toner, veja o filme de exemplo abaixo:




CALCULADOR DE TEMPO GRAVAÇÃO: PARA CONTROLE DE EXPOSIÇÃO, DEFINIÇÃO E RESOLUÇÃO.

- Teste prático: fixar bem o filme de teste sobre a camada de emulsão seca  com  fita adesiva transparente, no lado externo. Cobrir o filme de teste com um pedaço de  papel preto ou filme de recorte rubi, deixando 4 imagens cobertas, deixando somente a imagem de fator 5.0 livre e expor a matriz por um tempo curto (por exemplo, 30 segundos). Após esse tempo, movimente o filme no sentido decrescente dos fatores, ou seja, 5.0, 4.0, 3.0,  2.0, 1.0, repetindo o mesmo procedimento de movimento para todos os fatores.  Revelar a matriz com água e observar os detalhes finos, textos, etc. Caso eles foram perdidos, o tempo ideal de exposição foi ultrapassado.




No exemplo acima usamos o TTG de 30 segundos, por tanto os fatores ficaram com os seguintes tempo de exposição: 1.0= 30s, 2.0= 60s, 3.0= 90s, 4.0= 120s e 5.0= 150s.

Não esqueça de colocar a camada do filme de teste em contato com a camada de emulsão.
O tempo de teste de gravação-TTG deve ser proporcional a potencia da lâmpada usada para gravação da matriz, veja tabela aproximada de TTG para alguns tipos de lâmpadas, sob as seguintes condições: tecido branco nº 77 fios/cm, emulsão para tinta a base de água sensibilizada com bicromato, com aplicação de camadas 1x2 úmido sobre úmido, secagem a frio (ventilação normal/ 25ºC).

TIPO DE LÂMPADA
TEMPO  TESTE GRAVAÇÃO
TTG
FLUORESCENTE 40 W
30 SEGUNDOS
FOTOFLOOD  500 W
30 SEGUNDOS
HALÓGENA 500 W
25 SEGUNDOS
VAPOR MERCÚRIO  UV 2000W
20 SEGUNDOS


Para descobrir o tempo de gravação ideal, avalie as imagens gravadas e reveladas na matriz, o conjunto de imagens (linhas, textos, etc) que tiver melhor resolução deverá ser usado para gravação sob as condições enumeradas acima.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!