quarta-feira, 23 de maio de 2012

RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM / Resolution of an image





Resolução de uma imagem / Resolution of an image

A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

PPI
É a abreviatura de 'pixels per inch' (pixeis por polegada). Refere-se à resolução da imagem digitalizada. só no ecrã é que temos pixeis.

O que é um Pixel?
O pixel é a abreviatura para 'picture element' (elemento de uma imagem). É o mais pequeno elemento de uma imagem digital e contém informação acerca da luminosidade e cor. Quanto mais pixeis uma imagem tiver melhor é a sua resolução e qualidade.

DPI
É a abreviatura de 'dots per inch' (pontos por polegada). É usada como unidade de medida na impressão para descrever a resolução geométrica de uma imagem. Quanto mais elevado é o DPI melhor é a resolução da imagem e a sua qualidade.
O DPI descreve a capacidade de resolução de saída de uma impressora, filmadora ou CTP

LPI
É a abreviatura de 'lines per inch' (linhas por polegada). Consiste no número de pontos por linha de impressão, em teoria, quanto mais linhas tivermos na imagem, menores os pontos e maior a sua definição. Nos processos de impressão, a lineatura depende da processo de impressão e também das características do papel utilizado. Actualmente trabalha-se com impressões que variam de 60 lpi no caso de impressão em jornal a 200 lpi ou mais para impressões de alta qualidade.




 Tabela de lineatura para Impressão em geral
N.º de linhas por polegada
 Impressão
 Tipos de Suportes
10 LPI
Outdoor e Offset
Monolúcido 75-85 g/m2
65 LPI
Tipografia e Offset
Jornal, bufon com superfícies ásperas
75 LPI
Tipografia
Acetinados de 2ª classe e cartolinas
85 LPI
Tipografia
Acetinados de 1ª classe, ilustração de 2ª classe, jornal e cartolinas
100 LPI
Tipografia
Ilustração de 1ª classe, couchés ligeiros, kraft.
120 LPI
Tipografia e Offset
Cartolinas duplex
133 LPI
Offset
Papéis não revestidos, tipo IOR, CLA, kraft, fine papers, etc.
150 LPI
Offset
Suportes finos para trabalhos delicados em papéis revestidos (Couchés)
175 LPI
Offset
Pápeis de qualidade superior para trabalhos com extrema riqueza de detalhes.


Os DPI (pontos por polegada) também são responsáveis pela resolução máxima das filmadoras, pois irão influenciar a quantidade dos níveis de cinza que serão reproduzidos:

(DPI / LPI)² + 1 = tons de cinza

Exemplo:
(1200 dpi / 110 lpi)² + 1 = 120 tons de cinza
(2400 dpi / 150 lpi)² + 1 = 257 tons de cinza

NOTA:
A quantidade ideal de tons necessários num fotolito de 150 lpi para se obter boa qualidade gráfica é de 200 tons ou mais.
A quantidade ideal de tons necessários num fotolito de 110 lpi  para jornal é acima de 120 tons.






Determinar a Resolução de uma imagem

Para determinar a resolução de uma imagem, a indústria gráfica adoptou a seguinte regra básica: 2 pixeis por ponto de trama no tamanho final fornecem o grau de detalhe necessário para reprodução.

A cada unidade de lpi deverão corresponder 2 pixeis de imagem:

- Se pretendermos utilizar uma lineatura de 150 lpi (impressão offset em papéis couché), a resolução ideal para imagens em quadricromia é de 300 ppi (150 lpi x 2 pixeis).
- Se pretendermos utilizar uma lineatura de 133 lpi (impressão offset em papéis não revestidos), deveremos digitalizar uma imagem a cores a 266 ppi (133 lpi x 2 pixeis).

Textos e imagens a traço
A medida em PPI (pixeis por polegada) determina a resolução atingível e o detalhe de textos/traços.
1200 ppi são suficientes para obter textos e traços perfeitos com máxima qualidade. Acima de 1200 ppi não são perceptíveis os ganhos em definição.






Alguns termos usados em Pré-Impressão:


Fidelidade de cores
Nenhum sistema de reprodução de cores alcança o espectro de cores da natureza:
- O olho humano vê bilhões de cores;
- O ecrã de um computador atinge os 16 milhões;
- O filme fotográfico atinge de 10 a 15 milhões;
- O impresso não ultrapassa 6 mil cores. Essa limitação do “range” de cores (chamada também de “color gamut”) do processo de impressão é o que impede a reprodução perfeita das imagens coloridas.
RGB e CMYK
RGB (R = Red; G = Green; e B = Blue): são as cores aditivas primárias usadas pelos monitores. Para a reprodução offset ou digital, as cores RGB devem ser transformadas em CMYK (C = Cyan; M = Magenta;Y = Yellow; e K = Black), que são cores subtrativas primárias, usadas no processo de impressão. Quando misturadas, elas reproduzem limitadamente o espectro de cores da natureza.

UCR
O UCR (Under Color Removal) é uma técnica usada em programas de retoque de imagem que reduz a quantidade de magenta, amarelo e cião em áreas neutras, substituindo-as por uma apropriada quantidade de preto.
OPI
O sistema OPI (Open Prepress Interface) é um processo que dá agilidade ao trabalho. As imagens são digitalizadas e os ficheiros são guardados numa pasta criada para depósito das imagens em alta resolução, que ao serem aí colocadas geram novos ficheiros em baixa resolução que vão para dentro de uma pasta de depósito das imagens em baixa resolução. Esta duplicação de imagens servirá para que as imagens possam ser trabalhadas na fotocomposição de forma mais célere e sem ocuparem demasiado espaço no computador. Depois da paginação concluída, as imagens em baixa resolução, posicionadas nas páginas, são substituídas automaticamente pelas imagens em alta na altura do processamento final do trabalho na filmadora ou CTP (Computer-to-Plate).
Actualmente com as capacidades dos novos equipamentos informáticos, já não existe tanta necessidade de recorrer a este sistema. Antigamente é que era bastante usado pelas dificuldades em trabalhar em equipamentos de fraca capacidade.

Imposição de Páginas
Impôr significa montar as páginas em cadernos de impressão. Actualmente a imposição faz-se de forma electrónica, gerando o esquema de montagem para o trabalho em questão. A conferência é feita através de uma prova em plotter (ozalide digital) e após a aprovação é executada a saída do trabalho em fotolito (CTF) ou chapa (CTP).


Um comentário:

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!