sábado, 19 de novembro de 2011

DICAS PARA VOCÊ MONTAR SUA MESA DE GRAVAÇÃO DE TELAS

Antes de darmos algumas dicas para você montar sua mesa de gravação de telas de silk screen,  precisamos entender alguns conceitos básicos da gravação de telas. Vamos lá!

Primeiro, precisamos entender como as imagens são gravadas nas telas. A tela é composta de uma moldura que pode ser de madeira ou outros materiais como alumínio ou ferro. As molduras de madeiras são as mais usadas devido ao baixo custo e a facilidade de ser usada para esticar os tecidos nelas. 

Estes tecidos são geralmente de poliéster ou nylon e podem ser encontrados em lojas de material de silk screen e são vendidos a metro linear. Todos os tecidos possuem uma numeração que correspondem ao número de fios que esse tecido tem em 1 cm/linear. Os tecidos mais abertos possuem numerações mais baixas como 44, 50, 55, 62 e 77 fios/cm.

Se você vai imprimir em material têxtil (tecidos, camisas, bermudas, etc) você terá que escolher uma numeração entre 44 à 77 fios/cm. Agora que você tem a moldura e o tecido basta esticá-lo na moldura, fixando o mesmo no quadro de madeira com ajuda de um grampeador de estofador. Uma vez esticado, a tela deve ser desengordurada lavando com sabão de coco ou desengraxante próprio para esta finalidade, vendido nas lojas do ramo. Ponha para secar e proteja a tela de poeira até ser usada na gravação.

Você vai precisar de uma emulsão fotográfica e de sensibilizante, lembre-se, todos esses produtos devem ser adquiridos em lojas de silk screen. Quando você for comprar a emulsão deve escolher entre a emulsão hidrofoto (para tintas a base de água) e a plastifoto (para tintas a base de solvente). Porém, quando for prepará-las deve fazer isso num ambiente que tenha luz amarela de serviço.

Nunca prepare esta emulsão sob luz branca! A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensilizante, mexa bem estes produtos e deixe descaçar por aproximadamente 30 min, para eliminar bolhas de ar provocadas pela agitação. Não prepare muita emulsão pois sua vida útil é de aproximadamente  48 horas. 

Chegou a hora de aplicar a emulsão na tela limpa, com o auxilio de uma calha de acrílico, plástico, alumínio, etc. Comece aplicando uma camada pelo lado externo da tela e depois termine pelo lado interno. Para secar a tela com emulsão, utilize um ventilador, colocando a tela na posição horizontal com o lado externo voltado para baixo, sobre calços de madeira ou outro material . A tela estará seca quando sua aparência estiver fosca, coloque a tela de encontra a luz amarela para verificar a sua secagem. 

Se a tela apresentar pequenos furos, você precisa aplicar mais uma camada de emulsão pelo lado externo da tela. Estamos chegando ao grande momento da gravação. Mas pera ai! O que eu vou gravar? Escolha uma imagem a traço bem fácil para começar, com o tempo você poderá usar imagens mais complexas e com maior número de cores. Ah! Em tão no silk screen, cada cor a ser impressa deve corresponder a uma tela. Desta forma, quando vou imprimir por exemplo uma imagem com 3 cores, vou ter que gravar 3 telas. Isso mesmo!

Posteriormente, estarei postando um material especialmente elaborado para ajudar  você a preparar os filmes que serão usados na gravação das suas telas. Os filmes com as imagens a serem gravadas devem ser confeccionados com vegetal ou poliéster. 

Coloque o original preso sobre uma mesa com durex e sobre ele o vegetal ou poliéster e copie com uma caneta de nanquim a imagem. Como a imagem será gravada na tela? A tela já emulcionada depois de seca estará sensível a luz branca. Quando coloco o filme feito a nanquim junto com a tela para gravar na mesa de luz, as áreas negras do filme (grafismo) irão bloquear a passagem da luz, enquanto as áreas transparentes vão receber  ação da luz que irá polimerizar estas áreas, ou seja, vai endurecer esta camada de emulsão. Simples né! Depois de exposto à luz a tela deve ser lavada com jatos de água, para remoção da camada de emulsão que não endureceu. As telas podem ser gravadas em qualquer tipo de luz. 

Particularmente eu recomendo que você compre uma lâmpada halógena de 500 Watts, não esqueça de verificar a voltagem de sua residência antes de comprar a lâmpada (110 ou 220 Volts), esta lâmpada precisa de um refletor, o custo dela deve estar em torno de R$35,00. Prepare sua mesa com altura de aproximadamente 90 cm e coloque sobre sua base vazada um vidro de 6 mm transparente, colocando a lâmpada por baixo a uma distância de 60 cm do vidro. Geralmente esta mesa grava com um tempo de exposição de 2 minutos aproximadamente. 

Coloque sobre o vidro o filme com a imagem desenhada em nanquin e depois a tela emulcionada, em seu interior coloque uma flanela ou plástico preto e sobre ela uma placa plana de madeira, vidro, etc. Coloque agora, alguns pesos sobre esta placa para um perfeito contato na hora da gravação. Esses pesos podem ser feito com latas vazias de leite em pó ou achocolatados colocando um pouco de concreto no seu interior, se quiser sofisticar um pouco, poderá introduzir no seu interior uma alça de vergalhão, para facilitar o seu manuseio. Deixe exposto a luz por aproximadamente 2 min, a seguir revele com o auxílio de um jato de água, para remoção da camada que não endureceu na luz. Deixe secar e pronto. 

Verifique se existe algum retoque a fazer na tela, se for necessário utilize esmalte de unha para fazer os retoques, aplique uma fita crepe nas laterais interna da tela, para vedar e não deixar a tinta passar nessas áreas. Você agora poderá imprimir com o auxílio de tintas e rodos de borrachas. Se você seguir estas dicas, creio que vai dar tudo certo. Qualquer dúvida, estamos aqui! 

Se precisar de mais informações - email: doutorsilk@gmail.com.




68 comentários:

  1. Ótimas dicas, obrigado.
    Dividir o texto em parágrafos ajudaria muito na leitura.

    ResponderExcluir
  2. quero saber como faço para identificar a numeração das telas dos quadros de estamparia????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi o teor da sua pergunta, mas se o que você perguntou tem a ver com a ordem de impressão das telas, eu recomendo que as cores mais claras sejam estampadas primeiro, sendo seguidas pelas cores mais escuras. Pela minha experiência, assim obtemos um resultado visual mais limpo.

      Excluir
    2. Na loja de silk screen eles te informam o numero de fios, por que é difícil alguém que é leigo identificar 0 55 d 60 e 0 60 para o 77 e assim por diante.

      Excluir
  3. Eu quero mexer com camisas de bandas vamos supor se tiver umas onze cores para cada uma e uma dela diferente e como fazer reunir todas ela em uma só?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode trabalhar c/ policromia, (CMYK) usando esta técnica vc imprime fotografias c/ apenas 4 cores!

      Excluir
    2. Amigo Morgan.
      neste caso vc deve utilizar o processo de policromia, que é mais avançado. Com apenas 5 telas você poderá ter todas as cores de que precisa. mas, voc~e deve ser um profissional de serigrafia para fazer tal trabalho. Obrigado !

      Excluir
    3. É disso que você tá falando ?
      https://www.youtube.com/watch?v=H83AQeJpmzs

      Excluir
    4. Seria bom vc ver um curso de photoshop para serigrafia para aprender a fazer camisas de bandas. veja: http://projetoaprenderserigrafia.blogspot.com.br/

      Excluir
    5. Olá amigo! Para cada cor vc vai precisar de uma tela, neste caso, vc iria precisar de 11 telas.

      Excluir
  4. VALEU MUITO OBRIGADO PELA DICA

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber do dr.,quanto tempo de gravação terei que deixar, se for em chapa de aluminio para offset ricoh 1010,com essa luz de 500 vats e tambem essa mesma chapa com a lampada economica de 45 vats que corresponde a 180 vats,tenho certeza que esta duvida muitas pessoas tem,agradeço desde já a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo! Esta postagem se destina a gravação de telas serigráficas. Infelizmente não tenho informações sobre chapa de offset.

      Excluir
  6. Adorei as dicas! Muito bom!

    Ps: O correto é Sabão de coco. (Cocô é fezes, kkk!) :)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostaria de saber se o vidro precisa ser temperado.. Fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  8. Eu não posso usar exatamente essas medidas, pois preciso que seja mais portátil, para não ter problemas eu gostaria de saber qual a distância mínima entre o vidro da parte de cima e a lâmpada.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Não é necessário a mesa ser fechada lateralmente e nem ser em formato de cubo para gravar,e sendo ela aberta nas laterais tenho que aumentar o tempo de exposição na luz para ter um melhor resultado ou não?





    ResponderExcluir
  10. Dr Silk, só para confirmar mesmo, esse refletor de lâmpadas halógenas é para ambientes exteriores certo? Digo, pensando que todas as instalações elétricas estão em ordem, e todas as ligações estão excelentes, por ser um refletor para exterior, existe algum perigo de incêndio pelo excesso de calor gerado?

    Parabéns pelo ótimo trabalho aqui efetuado e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa explicação.
    Mas estou com problema na gravação de tela para serigrafia..
    Comprei a lâmpada Fluorescente Compacta
    de 45W (mas não sei se tenho que aumentar o W dela)
    Tenho uma caixa de madeira que mede 62X71 por 50cm de altura. dentro na parte de baixo botei 12 bocais para lâmpadas (4 fileiras de 4 bocais) contornado todo por papel aluminio, os bocais estão a 40cm do vidro na parte de cima da caixa. Gostaria de saber quantas lâmpadas dessas de 45W eu preciso? ou se compro a mais de 45W e quantas?
    Eu uso a emulsão verde para serigrafia. E quanto tempo deixo gravando a tela para essas lâmpadas? Agradeço muito pela ajuda.
    Att Rafael

    ResponderExcluir
  12. Legal Dr silk, eu nunca fiz nenhuma estapa porém estou querendo entrar no ramo que sera utilizado o tecido NAPA, qual a tinta utilizada para esse tipo de tecido? e será que eu consigo fazer algo bom, pela minha falta de conhecimento e de nunca ter feito? mais estou com muita vontade... agradeço

    ResponderExcluir
  13. Olá, uma lâmpada de 500w mista não serve?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se a distância de 60cm a ser respeitada é contada da base do refletor ou da parte superior do mesmo?

    ResponderExcluir
  15. O vidro pode ser de 4 mm ou seria ideal o de 6 mesmo? E a luz eu estava pensando em colocar 6 lampadas florescentes dessas convencionais. O que acha?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, gostaria de saber se com o refletor a mesa pode ser aberta na parte de baixo, do jeito que esta no desenho, obrigado..

    ResponderExcluir
  17. A mesa apresentada no desenho mede 80 cm de largura, devo fazê-la 80cmx80cm?

    ResponderExcluir
  18. legal! e a caixa de luz,tem que ser exatamente essas medidas?

    ResponderExcluir
  19. estou querendo fazer uma mesa e encontrei uma mas as lampadas são próximas do vidro uns 15 cm é igual essa https://www.youtube.com/watch?v=XZlrPTIy0_g se puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  20. Olá, a lâmpada é de luz branca ou luz amarela? Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Olá, a Lâmpada é de luz amarela ou luz branca??? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá! Me disseram pra usar uma lâmpada halogena de 60W, será muito fraca para gravar a tela??!!

    ResponderExcluir
  23. tenho em casa um holofote 220 que tem uma lampada de 205 w posso usar ela fazer minha mesa de luz? ou é muito forte?

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelas dicas. gostaria de saber qual a impressora ideal para imprimir com separação de cores, para estampar policromia e quadricromia.

    ResponderExcluir
  25. Òtimas dicas,Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  26. gostaria de saber porque minhas telas depois de ja gravadas a emulçâo desmancha na hora da limpeza depois da utilizada obrigado

    ResponderExcluir
  27. Bom dia existem hoje no mercado refletores de Led com uma luz muito boa branca. Comprei um de 50 w e acho que dá para substituir o de luz halogena, pois além de gastar menos energia a luz é fria e dura muito mais. O que o Sr. acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! você pode usar luz led. O importante é a fonte emitir luz o suficiente para polimerizar a emulsão fotográfica.

      Excluir
  28. Montei uma mesa de acordo com as instruções acima.
    Quarto escuro mesa de 90cm, altura de 60 entre vidro e lâmpada.deixo 2 minutos e a imagem grava porém não solta com facilidade. A algum outro recurso nesse caso?

    ResponderExcluir
  29. como eu ligo os fio de uma mesa termica aberta

    ResponderExcluir
  30. Vc tem canal no youtube? Seria interessante

    ResponderExcluir
  31. ola,boa noite eu mandei fazer uma mesa reveladora e ela tem 120 de comprimento em cima por um embaixo de altura ela tem 70 cm por 80 de largura 6 lampadas de 220 fluorescente.porem eu ainda nao cheguei a usa-la tenho escutado comentarios que ela nao daria certo devido ao tamanho isso realmente possibilitaria pra algum resultado negativo em relaçao ao tamanho.

    ResponderExcluir
  32. ola,boa noite eu mandei fazer uma mesa reveladora e ela tem 120 de comprimento em cima por um embaixo de altura ela tem 70 cm por 80 de largura 6 lampadas de 220 fluorescente.porem eu ainda nao cheguei a usa-la tenho escutado comentarios que ela nao daria certo devido ao tamanho isso realmente possibilitaria pra algum resultado negativo em relaçao ao tamanho.

    ResponderExcluir
  33. eu fiz todos os processos e no final a emulsão escorreu toda,mais chegou a gravar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! a emulsão não recebeu luz suficiente para polimerizar a emulsão, neste caso, aumente o tempo de gravação.

      Excluir
    2. Olhe minha postagem sobre tempo de gravação de 10/06/2021.

      Excluir
  34. fiz todos os processos cheguei a revelar mais a emulsão depois saiu toda junto co o desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! Você utilizou a cola indicada? Bom se você usou a cola correta e mesmo assim a emulsão se soltou, pode ser que vc não tenha colocado a quantidade correta de sensibilizante ou o tempo de gravação não foi suficiente para endurecer a camada de emulsão.

      Excluir
    2. Olhe minha postagem sobre tempo de gravação de 10/06/2021.

      Excluir
  35. eu fiz todos os processos e no final a emulsão escorreu toda,mais chegou a gravar.

    ResponderExcluir
  36. Olá. Gostaria de imprimir reticulas. Com essa lampada halogena é possivel? Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Quantas lampadas são necessária na mesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! Depende do formato da sua mesa, geralmente uma mesa de 1m2 utiliza uma fonte de luz.

      Excluir
  38. A lampada halógena que usarei no refeletor pode ser amarela ?

    ResponderExcluir
  39. Olá, essa mesa pode ser colocada uma lâmpada HQA 400w UV?

    ResponderExcluir
  40. boa tarde, posso ainda fazer perguntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! Você pode fazer sim, se preferir pode usar o e-mail doutorsilk@gmail.com.

      Excluir
  41. Preciso saber quanto tempo tenho que deixar pra gravar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo vai variar de acordo com o tipo de emulsão e fonte de luz.

      Excluir
    2. Olhe minha postagem sobre tempo de gravação de 10/06/2021.

      Excluir
  42. Qual largura da mesa você indicaria?

    ResponderExcluir
  43. Olá gostaria de saber se o vidro precisa ser aquele temperado ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo! Não precisa ser temperado, porém deve ter uma espessura mínima de 6 mm.

      Excluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!