quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE GRAVAÇÃO DE MATRIZES

Vamos falar um pouco sobre os conceitos básicos de uma boa gravação de tela.



1º) As telas devem ser desengraxadas ou desengorduradas sempre antes da aplicação da emulsão, para remoção de qualquer impureza que esteja no tecido. Não utilize detergente caseiro, ele contém lanolina e silicone que prejudicam a ancoragem da camada de emulsão na tela. Recomendo o uso do  desengraxante próprio vendido em lojas de materiais de silk screen, não sendo possível utilize sabão de coco.

 2º) Escolher a emulsão de acordo com a tinta que você vai usar na impressão. Se você for trabalhar com tinta a base de água, plastisol ou tinta sintética a base de solvente escolher as emulsões resistentes a água (emulsão hidrofoto), mas se você vai imprimir com tinta a base de solvente ou ultra violeta utilize as emulsões resistentes a solventes (emulsão plastifoto). Não esqueça de comprar o sensibilizante (bicromato), este sensibilizante deve ser adicionado na emulsão na proporção de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. Cuidado para não preparar muita emulsão pois a vida útil da emulsão sensibilizada é de 48 horas aproximadamente. Recomendo a utilização de um copo  plástico graduado (copo Becker) para preparação. Sempre que estiver preparando a emulsão utilize lâmpada amarela de serviço, nunca utilize lâmpada branca durante esta etapa.

3º) Qualquer fonte de luz pode ser utilizada na gravação de telas de serigrafia. Porém eu recomendo a utilização de lâmpadas pontuais, como: halógena de 500/1000 Watts ou foto flood de 250/500 Watts. Esses dois tipos de lâmpadas não utilizam reatores para funcionamento. A lâmpada halógena precisa de um refletor próprio. Não esqueça que esta lâmpada deve ser manuseada com um pano ou flanela, pois se você tocar no seu bulbo de vidro poderá danificar a lâmpada para sempre. A lâmpada foto flood só possui um inconveniente, o seu tempo de vida de 60 horas aproximadamente. Importante não esqueça de comprar sua lâmpada na tensão que você disponha (110/220V), as lâmpadas com voltagens de 220 volts possuem menor consumo de energia;

 4º) Se você optar por montar sua própria mesa de luz não esqueça de colocar a lâmpada a uma distância de 60 cm do vidro. O vidro deve ser totalmente transparente de espessura mínima de 6 mm. Para quem esta começando, recomendo uma mesa de vidro de 80x80cm. Se você optar em cobrir as laterais da mesa não esqueça de deixar algumas pequenas saídas de ar, pois o calor da lâmpada no interior da mesa certamente irá trincar o seu vidro;

5º)  Na hora de aplicar a emulsão na tela utilize uma calha de alumínio apropriada ou improvise com uma régua de acrílico ou algo semelhante. A camada de emulsão na tela deve ser a mais uniforme possível. Utilize uma régua com comprimento um pouco menor que a largura interna da moldura da tela. A  camada de emulsão do lado externo da tela vai definir a resolução da imagem gravada e camada interna a resistência da tela a abrasão do rodo impressor. Para telas de numeração muito aberta até 77 fios/cm, recomendo uma aplicação pelo lado externo e uma pelo lado interno. Acima de 80 fios/cm recomendo 1 aplicação de camada  pelo lado externa e 2 pelo lado interno. Coloque a tela para secar na horizontal com o lado externo voltado para baixo, sobre alguns calços improvisados. Você pode secar a frio com o auxílio de um ventilador ou circulador de ar, ou a quente com o uso de um  secador de cabelos em temperatura baixa. 

Nunca utilize o soprador térmico para esta tarefa, pois sua temperatura é muito elevada. Quando a tela estiver com uma aparência fosca na camada de emulsão esta na hora de realizar a gravação na mesa de luz. A temperatura ideal de secagem para este tipo de emulsão é de 35º C. 

Importante: A tela depois de seca com emulsão sensibilizada com bicromato deve ser gravada até 4 horas. Pois o bicromato reage depois deste tempo mesmo protegido de luz.

5º) Se você possui uma mesa de gravação com lâmpada halógena de 500 W, o tempo de gravação deve estar em torno de 1 min de exposição. Quando a camada de emulsão não estiver totalmente endurecida pela ação da luz branca é porque o tempo de gravação não foi o suficiente para polimerizar esta camada, neste caso, aumente o tempo de exposição para corrigir este problema. O filme a ser gravado deve ter um perfeito contato com o tecido da tela. Coloque o filme sobre o vidro da mesa e a seguir coloque a tela emulcionada com o lado externo voltado para baixo, agora precisamos de um perfeito contato entre ambos, para isso, recomendo que você coloque uma flanela pelo lado interno e sobre ela um pedaço de Duratex  e por último coloque alguns pesos sobre esta placa para ajudar na compressão.

Você pode utilizar latas vazias de leite em pó com concreto no interior para servir de peso, pode até colocar umas alças de vergalhão para facilitar o manuseio. Decorrido o tempo de gravação você deve revelar a tela com jatos de água sob certa pressão. A camada não polimerizada pela luz irá se dissolver na água. Se a tela estiver bem gravada e revelada coloque para secar e depois verifique se é necessário realizar algum retoque, você poderá retocar com a própria emulsão, se você estiver retocando com emulsão para tinta a base de água não esqueça de secar e dar uma segunda exposição na luz para completa polimerização desta camada aplicada;



Dr. Silk






9 comentários:

  1. Bom dia .. e cromia nylon 77 na halogena 500w.. quantos minutos ??

    ResponderExcluir
  2. Aonde encontro essas Lâmpadas com facilidade!!

    ResponderExcluir
  3. Bons dias ! Construí um mesa de revelação com lampada halogênea 500w e esta a 32cm de distância do vidro, a meu problema é que para gravar a tela com a emulssao unifilm SR para solvente esta demorando algo em torno de 30 minutos.
    Deixo com bastante peso, passo emulssão 1 frente e 1 traz, se não deixar todo esse tempo começa a esfarelar e a soltar ! O que poderia me recomendar?
    Grato por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da explicação , bem detalhada. Estou iniciando na serigrafia, porem tenho enfrentado algumas dificuldades na revelação de telas. Tenho dificuldades pra remover a emulsão da figura gravada.Tenho utilizado lampadas florescentes compactas , que não esta dando um bom resultado . Vou utilizar informações daqui pra novas experiencias .

    ResponderExcluir
  5. Boa Trade DR.
    Toda Lampada Halogena é meio amarelada, ou existe alguma totalmente branca?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    No caso utilizando a emulsão DEACAFILM WR com DIAZO, lampada Halogena de 500W a 50/60 cm da tela, qual o tempo médio de gravação? Vejo muito falando em 3 minutos e outros tantos falando em 13.

    Agradeço se puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe minha postagem sobre tempo de gravação de 10/06/2021.

      Excluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!