quarta-feira, 17 de agosto de 2022

TAMPOGRAFIA - TAMPÃO DE SILICONE

  TAMPÃO 


O tampão é utilizado para transferir a tinta do clichê para a peça que se pretende imprimir. Ele é composto de borracha de silicone, óleos de silicone e outros componentes.

 

 

 




Dessa forma os tampões são flexíveis e geralmente fabricados num formato pontiagudo, existindo dos mais variados tamanhos, formatos e durezas. A dureza do tampão é determinada em shores, e ela varia entre 8 e 18 shores, sendo essa escala do menos duro para o mais duro.

A dureza do tampão pode ser especificada no momento do pedido, caso não seja especificado, fornecemos na dureza de 12 shores. A superfície do tampão deve ter uma moldagem perfeita para garantir que a transferência da tinta ocorra sem irregularidades.

Para garantir qual o modelo de tampão mais adequado e sua respectiva dureza deve se levar em consideração: impressão a ser feita e o formato da peça. Uma vez que a combinação entre a legenda e o modelo da peça pede um tampão diferente, devido que o modelo incorreto pode levar a uma impressão sem a qualidade desejada.

Tampões com mais massa evitam, por exemplo, deformações na legenda. Uma vez que quanto maior o volume do tampão, menor será a distorção da imagem.

Tampões com maior dureza tendem a ter melhor resultado para legendas com maior riqueza de detalhes, e com menor dureza tendem a se amoldar melhor em peças de superfície irregular.

·         Tipos de tampões:

Temos tampões com dois tipos de matéria prima: silicone de tonalidade rosada, e outro, branco. A diferença entre eles é a resistência mecânica e o preço.

·         Conservação dos tampões:

A limpeza, a utilização e a armazenagem devem ser feitas de formas adequadas. Para prolongar a vida útil do tampão, sugerimos:

O tampão tem uma oleosidade própria de sua matéria prima. Quando novo o solvente de limpeza permite a retirada da oleosidade do tampão sem que a sua composição seja alterada.

·         Procedimento de limpeza: Um pedaço de papel absorvente deve ser embebido com solvente e passado levemente no tampão. Em seguida, devem-se imprimir com o tampão algumas vezes sobre um papel comum para que o excesso do solvente seja retirado. Este solvente é indicado

Com o tempo de uso, o tampão pode apresentar acúmulo de resíduos das peças que imprimiu. Neste caso, limpá-lo com fita adesiva comum. Pegar uma fita adesiva larga e utilizá-la para a remoção do excesso de tinta.

Para aumento da vida útil do tampão, tenha sempre no mínimo 2 unidades deste acessório. Intercale os dias de utilização dos mesmos.

Armazene-o limpo (sem resquícios de tinta) em local limpo e fora da embalagem

Isto garantirá que a sua qualidade permaneça inalterada e utilize o fluído para tampão fornecido geralmente pelo fabricante, ao término da produção.

Não armazene o tampão por mais de 3 meses. Após este prazo, adquira um novo tampão para garantir que sua impressão não seja prejudicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!