SERIGRAFIA E SIGN 2017

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tonalidades máximas e mínimas

Tonalidades máximas e mínimas

Por definição, tonalidade é a relação entre os pontos impressos e a área sem impressão, expresso em porcentagem. Abaixo de 40%, temos as áreas claras. Acima de 60%, às escuras. Para permitir a reprodução de todos os pontos, deve-se garantir que o menor ponto sempre tenha uma ancoragem firme nos fios da malha e que também estes fios não impeçam o fluxo da tinta pela menor área aberta.

Para satisfazer estas exigências, os pontos mais finos (positivos ou negativos - mínimo ou máximo) devem ter seu diâmetro maior que a soma de um espaço entre fios (abertura da malha) mais dois diâmetros de fio do tecido de impressão (fig. 2).



Recomendamos que para os fotolitos de quadricromia para serigrafia, sejam estabelecidos como tonalidade mínima 15% e como máxima 85%. Todavia, o mais eficaz é realizar testes, imprimindo uma escala de tonalidades crescentes (de 0 a 100%) e observando os valores reais para os pontos de máxima e mínima tonalidade, realmente impressos.


Diâmetro do menor ponto é igual à soma de um espaço entre fios mais dois diâmetros do tecido de impressão. Para pontos menores que este limite, a impressão se torna crítica.


PERCENTUAL DE COBERTURA DOS PONTOS DA RETÍCULA


TABELA DE REFERÊNCIA: LINEATURA X PERCENTUAL DE COBERTURA


Observação: A faixa em vermelho representa os valores críticos que não são reproduzíveis em serigrafia. Portanto, devem ser evitados na elaboração dos diapositivos.

Inclinação das retículas

Para um perfeito efeito visual da quadricromia, os pontos das retículas relativas a cada cor, devem ter inclinações diferenciadas. As inclinações das cores dominantes, como cyan, magenta e preto, têm que estar pelo menos 30º distantes entre si. Como o amarelo não é uma cor dominante, deverá sempre estar paralelo aos fios do tecido (0º ou 90º).
Sugerimos as seguintes inclinações, para os diversos trabalhos:

a) Motivos muito escuros (profundidade):

Amarelo:          0º
Magenta:          15º
Cyan:               75º
Preto:               45º

b) Motivos com amarelo e magenta dominantes
(tons de pele ou alaranjados):

Amarelo:          0º
Magenta:          45º
Cyan:               75º
Preto:               15º

c) Motivos com amarelo e cyan dominantes (tons de verde, azul ou turquesa):

Amarelo:          0º
Magenta:          15º
Cyan:               45º
Preto:               75º

Os melhores resultados para Angulações de retículas e Impressão de quadricromia

Como visão particular sobre o processo, acho que as melhores inclinações são 7,5º para Preto; 37,5º para Magenta, 67,5º para Cyan e 82,5º para o Amarelo. A ordem de impressão, embora possa variar de acordo com a intensidade tonal da imagem, acredito que a melhor sequência seja: Magenta, Cyan, Preto e Amarelo. Faça alguns testes. Para alguns casos isto faz a diferença. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!