segunda-feira, 22 de abril de 2013

ESTAMPAS INDEXIDAS - CONTINUAÇÃO POSTAGEM 17.04.2013





Tabela de Cores - Imagem indexada com um único canal



Enquanto estamos realizando este procedimento poderemos receber do Photoshop o "alerta de gamut". Aparece sobre a forma de um pequeno triângulo amarelo com um ponto de exclamação que poderá aparecer na janela "Selector de cores" enquanto estamos  selecionando as cores desejadas. 

Isto é uma indicação que nos diz que a cor que estamos a selecionar poderá ser difícil de igualar quando formos preparar as tintas. Poderemos ter que selecionar outra cor ligeiramente diferente, ou então estaremos preparados para gastar um pouco mais de tempo na preparação das tintas. 

Quando já estivermos com as nossas cores selecionadas, devemos clicar "Ok" em todas as janelas secundárias e veremos o Photoshop indexar a nossa imagem. Assumindo que as cores das tintas são iguais às cores selecionadas no monitor, a imagem que estamos a ver no monitor deverá ser muito próxima da reprodução que vamos obter na impressão:

Imagem indexada com um único canal


Se não estamos certos que gostamos do resultado, o Photoshop dá-nos a opção de salvar a nossa Tabela de Cores. Depois podemos tentar de novo, até estarmos satisfeitos com o resultado, ou podemos voltar atrás e abrir a "Tabela de Cores" anteriormente salva. O Photoshop fornece-nos também a opção de voltar atrás e editar uma e qualquer das cores individuais no "CLUT".

Por exemplo: gostamos de todas as cores excepto as escolhidas para as zonas de sombra. A cor que escolhemos não é suficientemente escura, mas achamos que ficaria melhor se fosse. Abrimos a imagem indexada, indo depois a Imagem > Modo > Tabela de Cores (Image > Mode > Color Table). 

Isto irá abrir a tabela de cores ou CLUT que desenvolvemos para esta imagem. Se clicamos sobre a cor que queremos substituir, iremos novamente ver a janela "Tabela de Cores". Podemos escolher uma nova cor e ela irá ser a substituta da anterior na imagem. Assim, podemos aperfeiçoar uma tabela de cores que estará próxima do que queremos mas que ainda poderá ser melhorada.



Separar as cores - Ferramenta conta-gotas...



Nesta altura, a imagem já foi indexada e estamos contentes com as cores selecionadas. O próximo passo será separar as cores. Se olharmos para a paleta "Canais" ("Channels") veremos que neste ponto só existe um canal, "Índice", ("Index"). Isto não serve: precisamos de um canal individual para cada cor.

Iremos agora utilizar o comando "Escala de cores", ("Color Range") para selecionar estas cores. Primeiro selecionamos a ferramenta "Conta-gotas" da barra de ferramentas. Na janela de opções da ferramenta "Conta-gotas", ("Eyedropper Tool") é importante que o "Tamanho de Amostra", ("Sample Size"), esteja selecionado para "Amostra de Ponto", ("Point Sample"). Será aconselhável fazer também um zoom da imagem de modo a facilitar a escolha de cores.

Agora, utilizando a ferramenta conta gotas, selecionamos a primeira cor que queremos separar. De seguida, escolhemos Selecionar > Escala de Cores, (Select > Color Range):


                          Localização do comando "Escala de Cores"

Quando a janela "Escala de Cores" aparecer, selecionamos a opção "Selecionar", ("Select"), para "Amostra de Cores", ("Sampled Colors") e "Grau de Selecção", ("Fuziness") para zero. O "Grau de Seleção" na "Escala de cores" é equivalente à tolerância na ferramenta varinha mágica. Nesta situação estamos  tentando "arrancar" apenas uma cor específica e não as cores que estão próximas. Ao fixar o "Grau de Selecção" para zero, estamos certos que iremos escolher apenas uma única cor. Clicamos "Ok". Veremos que a janela "Escala de Cores" desaparece, e na imagem, a cor selecionada por meio de um "formigueiro". Vamos até ao Menu da paleta dos canais e salvamos a seleção, "Novo Canal", ("New Spot Channel") para fazer isso mesmo: Salvar a seleção como um canal.


Separar as cores - Cores salvas como canais...



Repetimos este procedimento até termos todas as cores salvas como canais. Conforme vamos criando os canais, devemos mudar a cor do próprio canal para a cor que estamos a tirar da imagem. Desta forma quando tivermos todas as cores selecionadas teremos uma boa representação de como será o resultado final:
 

 Janela "Escala de Cores" para cor de fundo


Menu na paleta "Canais" para salvar seleção como canal 


Menu na paleta "Canais" para salvar seleção como canal - Salvar canal de fundo.



 
Janela "Escala de Cores" para meio-tom vermelho escuro
 Menu na paleta "Canais" para salvar seleção como canal
 Menu na paleta "Canais" para salvar selecção como canal - Salvar canal de fundo
Janela "Escala de Cores" para sombras pretas


Menu na paleta "Canais" para salvar seleção como canal




Menu na paleta "Canais" para salvar seleção como canal - Salvar canal de fundo

 
Após as operações anteriores, clicamos com o botão direito do rato sobre cada canal de modo que ele possa ser exportado como um arquivo individual:

 Exportar canais para arquivo individual


Imagem indexada! - Seleção do tecido... 

 Exportar canais para arquivo individual


Depois de realizadas as etapas referenciadas temos finalmente a nossa imagem indexada.
Segue-se então, a seleção do tecido em função do suporte e das tintas. A escolha do tecido será determinado pelo tamanho do ponto ou dos pixels.
Devemos ter ainda em consideração os tempos de exposição, em função da fonte de luz e do tipo de emulsão.
Não esquecer a afinação das cores, relativamente à qualidade da imagem no monitor.
 
 

3 comentários:

  1. Maravilhosa a explicação. Parabéns.
    Aprendi muito sobre a técnica, vou adicionar o site como meu Favorito.
    Abraço.
    José Geraldo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Parabéns pela explicação.

    Gostaria de fazer este processo pelo Gimp, pois sou usuário Linux, pode me ajudar?

    Grato,
    William

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!