domingo, 1 de janeiro de 2012

SEGREDOS PARA UMA IMPRESSÃO DE QUALIDADE EM SERIGRAFIA

Segredos de uma boa impressão

Se você deseja obter uma impressão de alta qualidade você precisa entender que a matriz serigráfica é o alicerces  para você construir uma boa impressão em serigrafia.
Uma matriz de baixa qualidade vai gerar uma impressão semelhante. Sempre que sou chamado para avaliar uma impressão , começo analisando a primeira etapa deste processo, ou seja, a pré-impressão. Certa ocasião fui chamado por uma empresa para avaliar um problema que estava acontecendo  em  sua produção. Eles estavam tentando imprimir uma imagem complexa em papel com tinta UV dourada. Mas não estavam conseguindo registrar a cor na hora de imprimir.  Avaliei a imagem do filme em relação a imagem gravada na matriz e notei que a imagem depois de gravada apresentava uma ligeira distorção que impedia  o registro das cores. Analisando o problema descobri que as telas utilizadas na produção estavam sendo usadas com  um tempo muito curto após a sua esticagem.  Em serigrafia todas as telas esticadas devem ser utilizadas para gravação  depois de 48 horas de descanso.
Acontece que os tecidos utilizados em serigrafia são confeccionados com materiais que possuem  uma certa elasticidade , mas comumente os fios de nylon ou poliéster, sendo o poliéster o mais utilizado, devido as suas propriedades, como estabilidade, etc.  Esses materiais após esticagem,  precisam de um tempo de 48 horas para estabilizar e reorientação dos seus fios. Por isso , nunca utilize uma tela com menos de 48 horas de descanso para imprimir imagens com mais de uma cor, principalmente trabalhos de quadricromias.
Esta é a primeira dica para uma impressão com qualidade. Estaremos dando outras dicas nas próximas postagens.

Um comentário:

  1. Bom dia! Olha eu estou sempre estudando serigrafia 10 anos de profissão, mas de um ano para ca comecei a estudar a qualidade ao Maximo a impressão digital esta ai não podemos mais vacilar, usando emulsão de qualidade, tintas e técnica é possível fazer uma produção
    Ótima surpreendente , graças a este blog Drsilk, que ajuda pessoas como eu tiro muitas duvidas aqui e consigo resolver na pratica. (G.R.P. )

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe com suas sugestões!