Tempo
de exposição
O
tempo de exposição é muito importante, pois determina a qualidade da definição,
o nível de resolução e a vida útil da matriz. Se houver sub-exposição (tempo
insuficiente), o lado interno da camada fotográfica será dissolvido durante a
revelação e a emulsão se soltará. No caso de
super-exposição, haverá a perda dos detalhes finos (resolução da imagem) e a emulsão não se soltará por completo das áreas de grafismos.
O
tempo de exposição correto é função da lineatura do tecido, diâmetro do fio,
cor do tecido, tipo e espessura da camada fotográfica, potência e vida útil da fonte
de luz, distância da fonte de luz à matriz, nível de secagem da emulsão e
transparência e opacidade do positivo.
Para
determinar o tempo ideal de exposição, utilizar um filme calculador de tempo de gravação, que poderá ser criado por você no computador, usando um programa de desenho vetorial (CorelDraw, Ilustrator, etc). Desenhe uma imagem com linhas positivas e negativas com espessuras variadas, coloque textos com tamanho de fontes diversos (6, 8 e 10 pontos). Use sua criatividade na hora de criar este filme, o importante é ter graus de dificuldades diversos para impressão. Este filme poderá ser impresso em fotolito ou lesarfilm, usando uma impressora a laser doméstica que tenha uma boa cobertura de toner, veja o filme de exemplo abaixo:
CALCULADOR DE TEMPO GRAVAÇÃO: PARA CONTROLE DE EXPOSIÇÃO, DEFINIÇÃO
E RESOLUÇÃO.
- Teste prático: fixar bem o filme de teste sobre a camada de emulsão seca com fita adesiva
transparente, no lado externo. Cobrir o filme de teste com um pedaço de papel preto ou filme de recorte rubi, deixando 4 imagens cobertas, deixando somente a imagem de fator 5.0 livre e expor a matriz por um tempo curto (por exemplo,
30 segundos). Após esse tempo, movimente o filme no sentido decrescente dos fatores, ou seja, 5.0, 4.0, 3.0, 2.0, 1.0, repetindo o mesmo procedimento de movimento para todos os fatores. Revelar a matriz com água e observar os detalhes finos, textos, etc. Caso eles
foram perdidos, o tempo ideal de exposição foi ultrapassado.
No exemplo acima usamos o TTG de 30 segundos, por tanto os fatores ficaram com os seguintes tempo de exposição: 1.0= 30s, 2.0= 60s, 3.0= 90s, 4.0= 120s e 5.0= 150s.
Não esqueça de colocar a camada do filme de teste em contato com a camada de emulsão.
O tempo de teste de gravação-TTG deve ser proporcional a potencia da lâmpada usada para gravação da matriz, veja tabela aproximada de TTG para alguns tipos de lâmpadas, sob as seguintes condições: tecido branco nº 77 fios/cm, emulsão para tinta a base de água sensibilizada com bicromato, com aplicação de camadas 1x2 úmido sobre úmido, secagem a frio (ventilação normal/ 25ºC).
TIPO DE LÂMPADA
|
TEMPO TESTE GRAVAÇÃO
TTG
|
FLUORESCENTE 40 W
|
30 SEGUNDOS
|
FOTOFLOOD 500 W
|
30 SEGUNDOS
|
HALÓGENA 500 W
|
25 SEGUNDOS
|
VAPOR MERCÚRIO UV 2000W
|
20 SEGUNDOS
|
Para descobrir o tempo de gravação ideal, avalie as imagens gravadas e reveladas na matriz, o conjunto de imagens (linhas, textos, etc) que tiver melhor resolução deverá ser usado para gravação sob as condições enumeradas acima.
.
Olá gostaria de agradecer pelo excelente blog, sou do ramo gráfico/fotográfico há mais de 20 anos e por conta de todos tropeços do país resolvi migrar para o ramo de convites utilizando a serigrafia como base. Peguei na internet um montão de dicas e montei toda a infra, porém não tinha a menor ideia do tempo de sensibilização da tela, graças a esse seu post consegui fazer e descobri.
ResponderExcluirAgradeço por sua colaboração e seu blog a partir de agora fará parte permanente em "meus favoritos"
Que Deus ilumine cada vez mais seus passos e posso intui-lo a fazer cada vez mais pelo próximo.
Muita Luz
Kleber Azevedo
www.kleber.fot.br
www.caixasebrindes.com.br
Olá, como revelar em mesa de led UV ?
ResponderExcluir