domingo, 30 de setembro de 2012

TUDO COMEÇA AQUI: PRÉ-IMPRESSÃO



PRÉ-IMPRESSÃO

A pré-impressão é uma fase importantíssima no processo de produção serigráfica e pode ser compreendida como todo o conjunto de procedimentos e cuidados a serem adotados depois de finalizada a arte a ser impressa e antes do processo de impressão propriamente dito, ou seja, a reprodução do grafismo em seu suporte final. Os processos de pré-impressão consistem, então, na preparação de um arquivo finalizado para a obtenção de uma matriz de impressão. 

Durante muito tempo, quando a tecnologia ainda não apresentava tantas evoluções e o uso do computador ainda não era tão difundido, esses processos eram realizados pelo método que hoje chamamos de convencional ou mecânico. Mas como hoje em dia praticamente todos os trabalhos são finalizados por meio digital, iremos focar nossa abordagem nos processos eletrônicos de pré-impressão.

O cuidado na pré-impressão é fundamental. Da mesma forma que uma pré-impressão mal feita pode arruinar uma boa idéia, transformando um bom arquivo num impresso medíocre ou até defeituoso, uma pré-impressão cuidadosa pode até corrigir eventuais falhas no arquivo original e proporcionar uma impressão de qualidade superior.

Um outro fator que torna imprescindível um cuidado especial nessa área é a sua característica de ser a transição entre dois processos, a “ponte” entre o processo de concepção e design e o processo de execução ou impressão. Muitas vezes, há uma confusão sobre quem deveria ser o responsável por cada etapa. É difícil precisar até que ponto o designer ou a agência pode adiantar o serviço para o fornecedor de serviços serigráficos e a partir de que ponto essa “ajuda” é desnecessária ou até prejudicial, provocando retrabalho. 

Não há mesmo uma regra definida. O ideal é que o designer ou a agência mantenha sempre um diálogo com o fornecedor de serviços serigráficos e que ambos entrem num acordo sobre a melhor forma de se entregar o arquivo para impressão.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FOSQUEAMENTO DE VIDRO COM MATT GLASS


PROCESSO PARA GRAVAÇÃO DE VIDROS – MATT GLASS

Pasta Fosqueante aplicável por serigrafia

Tipo de Matriz: para obter um bom resultado é necessário utilizar uma matriz serigráfica resistente à água e que deposite uma camada espessa de MATT GLASS. É recomendável que a matriz seja feita com tecido de monofilamento de nylon ou poliéster, de 42 a 55 fios por cm linear de qualidade T.

Impressão: trabalhar em local ventilado. Misturar bem a pasta antes de usar. Em dias frios, aquecer a pasta em banho maria até 25ºC, com o pote fechado e misturar bem a pasta MATT GLASS.

O vidro a ser fosqueado deve estar totalmente limpo e seco, livre de pó e gorduras. Lavar com água e detergente. Em seguida, passar um pano umedecido com vinagre.

Evitar a utilização sobre vidros velhos ou instalados há mais de 1 ano.
Para imprimir, utilizar um rodo de poliuretano dureza 70 Shore A.

Para diminuir a viscosidade da pasta, mantendo-se o mesmo grau de opacidade, pode-se adicionar o Redutor MATT GLASS. A adição de quantidades muito grandes de Redutor diminui a definição da imagem. Antes da impressão de cada peça, cobrir a matriz com uma camada de MATT GLASS. Utilizar a tela com fora de contato.

PS: A Pasta MATT GLASS pode ser aplicada utilizando-se uma máscara auto-adesiva. Na aplicação, garantir uma camada o mais uniforme possível.

Lavagem: após a impressão, deixar a pasta atuar por 2 a 3 minutos e depois lavar com água corrente. Se necessário, limpar com o auxílio de uma esponja. Não deixar resíduos da pasta no vidro.

Processo para gravação em vidro
A pasta MATT GLASS para impressão por serigrafia permite a obtenção de diversos graus de fosqueamento, podendo ser criado um efeito tridimensional. Para a obtenção desses efeitos, alterar o tecido da matriz. Tecidos com maior número de fios por centímetro (por exemplo 54-70 em vez de 42-80) depositam menos pasta na impressão, causando uma menor opacidade.
Use sua criatividade. Após alguns testes, você estará obtendo resultados incríveis.

Cuidados: não usar peças de vidro ou metal para misturar a pasta. A pasta MATT GLASS contém ácidos. Trabalhar em local ventilado. Evitar contato com a pele. Usar luvas e óculos protetores durante o manuseio. Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água corrente e procurar um médico. Em caso de trabalhar com a pasta por períodos prolongados, utilizar máscara protetora para vapores ácidos. Manter longe do alcance das crianças.

Fornecedor: Agabê – Brasil  / site: www.agabe.com



sábado, 15 de setembro de 2012

A HISTÓRIA DAS TINTAS


As primeiras utilizações de tintas datam de há 40 000 anos atrás quando os primeiros Homo Sapienspintaram nas paredes das cavernas figura recorrendo a pigmentos de Ocre, Hematite, Óxido de Manganésio e Carvão Vegetal.
As paredes antigas de Dendera no Egipto que estiveram expostas aos elementos durante milhares de anos, ainda possuem cores brilhantes e vivas tal quando foram pintadas à 2 000 anos atrás. Os Egipcios misturavam os pigmentos com uma substância pastosa e aplicavam-nas separadas umas das outras sem qualquer mistura. Eles usavam seis cores: Branco, Preto, Vermelho, Amarelo, Azul e Verde. Primeiramente cobriam a área com Branco, depois desenhavam o esboço a negro. Eles usavam Tetróxido de Chumbo para a cor vermelha, geralmente com um tom bastante escuro.
Plínio, o Velho menciona tetos pintados na cidade de Ardea, que teriam sido feitos antes da fundação de Roma, mencionando a sua surpresa e admiração pela sua frescura após tantos séculos passados. Nos tempos antigos, a Tinta era feita a partir da gema do ovo que endurecia, ficando colada à superfície. Os Pigmentos provinham de plantas, areias e outros compostos presentes no solo.
Os indígenas brasileiros obtinham tintas da flora nativa para ornamentar o corpo para festas, guerras e funerais ou para proteção contra insetos: o branco da tabatinga, o encarnado do araribá, do pau-brasil e do urucu, o preto do jenipapo e o amarelo da tatajuba

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VOCÊ NÃO PODE PERDER - WORKSHOP NO SENAI RJ

Caro Dr. Silk

Temos o prazer de convidá-lo  para o evento que a Imprimax realizará aqui no SENAI. Gostaria que estende-se este convite para os seguidores do seu blog. 
Será um prazer recebe-los aqui no SENAI no dia 19 de setembro.

Pessoal, estarei presente neste grande evento de sinalização no Senai - Maracanã. onde estará sendo realizado um  workshop de aplicação de adesivos e outras dicas super importantes.

Inscrições gratuitas até o dia 14/09 através do e-mail: vanessa.vitorino@imprimax.com.br.